O projeto
A ideia é simples. Quer fazer rádio? Então, não espere muito. Se você faz parte de um grupo, coletivo ou organização social, então pode solicitar uma conta de rádio web (ponto de montagem) no Projeto Dissonante.
Indivíduos também podem usar o servidor do Dissonante como um espaço a mais de de expressão livre. Em breve, vocês poderão usar a Rádio Coletiva para transmitir programas.
Faça bom uso. Seja livre!
Coletivo Dissonante.
dissonante@dissonante.org
Como surgiu
A primeira inspiração surgiu do coletivo radiolivre.org. Em 2006, o programa Underground Ways da Rádio Ralacoco, feito por um dos primeiros integrantes do Dissonante, foi ouvido na web por mais de 80 ouvintes, sendo que a média aproximada era de 5 a 10 pessoas por programa.
Logo, o servidor do radiolivre.org, que transmitia a Ralacoco, precisou ser ampliado. Nesse mesmo ano, outro integrante dissonante viajava para o Encontro de Rádios Livres em Recife para debater como tecnologia poderia ser uma estratégia de transformação social pela e para a Comunicação.
Do encontro, saiu mais do que uma análise. Surgiu a proposta de se somar esforços na tentativa de espalhar mais servidores de rádio web pelas universidades do Brasil.
Essas duas experiências viraram um produto de conclusão de curso de Comunicação Social e seu memorial de TCC encontra-se disponivel aqui.
Naquele momento, o que era uma nota mais dissonante na comunicação tornou-se um projeto, um discurso, um jeito de se fazer comunicação livre.
Conceito Dissonante
Em música, Dissonância é a qualidade dos sons parecerem instáveis. Uma nota que não se enquadra na harmonia prevalecente. Não é algo necessariamente desagradável ou irritante, já que toda música composta em uma base tonal incorpora um certo grau de dissonância.
A dissonância é, na verdade, um instrumento colaborador para a criatividade. Responsável por causar tensão e incômodo. Um ruído que valoriza a harmonia. A nota fora que dá um colorido aos acordes.
Alguns estilos consideram esse efeito abjeto e fazem todos os esforços para eliminá-lo. Outros o consideram uma parte atraente do timbre e assim buscam criar instrumentos que intensifiquem essa leve aspereza como propriedade.
Dessa forma, Dissonante é estar fora de compasso e ainda assim construir uma melodia.
@s "servidores" Ada, Bill & Ted
No início, em 2007, O Projeto Dissonante contava com dois fieis computadores escudeiros metareciclados rodando o servidor de streaming Icecast2: Bill S. Preston e Theodore Logan (wikipedia em português). Em 2010, tivemos uma melhora - por meio de apoios culturais e da extensão universitária. Foi então que adquirmos um computador mais acadêmico, batizada de Ada Lovelace (Ada Augusta Byron King, condessa de Lovelace), e que funciona até hoje.
A ada.dissonante.org está instalada no estúdio de produção laboratorial de rádio, a Ralacoco, que fica na Sala de Extensão da UnB, a Salex.
Com a aposentadoria da dupla Bill & Ted, o bill.dissonante.org chegou a funcionar como base de experimentação e apoio no Laboratório de Comunicação Comunitária e Educação Ambiental na Faculdade de Planaltina - UnB. E o ted.dissonante.org pode ser encontrando em essência nas várias máquinas que já foram recicladas em algum momento para testes, oficinas e outras experiências como a transmissão em vídeo por Icecast.
Equipe
O Projeto Dissonante é fruto do trabalho de conclusão de curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, na Universidade de BrasÃlia (UnB), criado por Leyberson Pedrosa e Pedro Arcanjo Matos, tendo como orientador o Prof. Dr. Murilo César Ramos e co-orientação do Prof. Dr. Fernando Oliveira Paulino. É um braço de ação do Programa de Extensão Comunicação Comunitária - FAC/UnB, e por isso está classificado institucionalmente como uma iniciativa de extensão. Seu dia-a-dia é gerido por um coletivo que, de forma colaborativa e voluntária, atua para que o mesmo não pare.
Colaboradores: Angélica Elisa, Fernando O. Paulino, Juliana Mendes, Lehilton Pedrosa, Leyberson Pedrosa, Paulo Victor Chagas e Pedro Arcanjo.
Bolsista de extensão: Lucas de Moraes
Apoio: Programa Comunicação Comunitária - FAC/UnB, Ralacoco, Radiotube, Rádio Utopia FM e Rádio Sens
Política de uso
I- Direitos Humanos
A) Respeitar sempre a liberdade de opinião, expressão, credo, crença e a diversidade política, étnica e religiosa;
B) Zelar pela diversidade cultural e regional, sem tolher nenhum tipo de expressão ou manifestação em relação a qualquer tema que não infrinja os Direitos Humanos;
C) Não disseminar conteúdo ofensivo de caráter homofóbico, sexista, racista ou discriminatório de qualquer espécie;
D) Promover a comunicação como direito de todas e todos.
II- Responsabilidade Social
A) Reconhecer que internet é um espaço público e se devem evitar ofensas e práticas desrespeitosas (calúnia, injúria, difamação, etc.);
B) Responder pelos seus atos de acordo com o item I;
C) Ter clareza de que é responsável pelo que expressa;
D) Considerar que o Dissonante é autogestionado e você pode avisar ao projeto caso haja alguma discordância com a Política de Uso e também com as transmissões dos pontos de montagem;
E) Para comunicar ofensas, entre em contato pelo e-mail do Dissonante (dissonante@dissonante.org) e, no futuro, pelo fórum do Ombudsman/Ouvidor;
F) Lembrar que há muitas pessoas escutando seu programa e, em caso de desrespeito à Política de uso, sua rádio poderá ser notificada.
III- Por parte do Projeto Dissonante
A) O projeto não é responsável pela quebra dos itens acima e estimula a ação coletiva entre indivíduos e grupos para filtrar e excluir possíveis desrespeitos a este acordo mútuo. Em caso de problemas, enve um e-mail para dissonante@dissonante.org.
B) Os servidores do Projeto Dissonante devem ser usados para a promoção de uma Comunicação Livre. Caso esta Política de uso seja descumprida, o ponto de montagem poderá ser desabilitado;
C) O Dissonante valoriza a diversidade e os Direitos Humanos e, portanto, os pontos de montagem não poderão ser usados com fins lucrativos ou por instituições cuja programação veicule conteúdos exclusivos de uma única religião.